A Qualcomm disse que vai apelar da decisão do tribunal sul-coreano de impor um recorde de US $ 873 milhões na gigante de chips dos EUA na quarta-feira, alegando que a gigante dos chips dos EUA tem práticas comerciais desonestas em licenciamento de patentes e vendas de chips modernos.
DOWNLOAD LOGO ABAIXO
A decisão da Suprema Corte de Seul é um fracasso para a Qualcomm porque ela enfrenta violação de direitos autorais e clientes antitruste em todo o mundo, incluindo processos em andamento movidos pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.
Em 2016, o juiz No Taek negou provimento ao recurso da empresa contra a multa da Comissão de Comércio Justo da Coréia (KFTC), alegando que a Qualcomm abusou de sua posição dominante no mercado.
“O réu teve um impacto significativo sobre os fabricantes de telefones celulares, seja por meio de relações injustas ou tornando-os dependentes do atual fornecimento de chipsets do réu”, disse Maas em sua decisão.
DOWNLOAD LOGO ABAIXO
No entanto, o tribunal rejeitou a acusação do regulador de que a Qualcomm assinou um acordo de licença “abrangente” para prejudicar os fabricantes de smartphones, oferecendo uma oportunidade para a empresa continuar a reduzir o preço dos telefones celulares como taxa de licença.
Don Rosenberg, vice-presidente executivo da Qualcomm, disse: “Não concordamos com a decisão do tribunal de aceitar parte da ordem KFTC e tentaremos imediatamente apelar desses termos à Suprema Corte da Coreia do Sul.”
DOWNLOAD LOGO ABAIXO
A Qualcomm expressou “satisfação” porque o tribunal cancelou a ordem do KFTC de revisar os termos da licença.
O tribunal também apoiou algumas das soluções propostas pela KFTC, incluindo a ordem da Qualcomm para acabar com a discriminação contra concorrentes que buscam usar suas principais patentes móveis e para desenvolver chips de modem concorrentes para fabricantes de smartphones.
No entanto, o tribunal rejeitou a acusação do regulador de que a Qualcomm assinou um acordo de licença “abrangente” para prejudicar o fabricante de smartphones, oferecendo a possibilidade de a empresa continuar a reduzir o preço dos telefones celulares como taxa de licença
DOWNLOAD LOGO ABAIXO
A Qualcomm disse estar “muito feliz” que o tribunal cancelou a ordem do KFTC de revisar os termos da licença.
O regulador se recusou a comentar se deveria apelar por conta própria.
A Qualcomm é o maior fornecedor mundial de chips para celulares, e a maior parte de seus lucros vem de invenções tecnológicas e negócios de licenciamento.
A Qualcomm recorreu ao 9º Circuito do Tribunal, que anulou as reivindicações do tribunal distrital até que o caso fosse resolvido. O debate oral está agendado para meados de fevereiro.
Embora a Suprema Corte de Seul tenha mantido a Comissão de Comércio e a ordem da agência reguladora para encerrar a discriminação contra fabricantes de chips Qualcomm que buscam licenças para padrões básicos de patentes, a corte rejeitou o pedido do Comitê Qualcomm de revisar certas licenças de fabricantes de dispositivos.
“Estamos muito satisfeitos que o tribunal rejeitou as conclusões (comissões) sobre a investigação injusta, razoável e não discriminatória de nossos termos de licença e cancelou os procedimentos de correção (comissão) para revisar essas licenças”, disse Rosenberg em um comunicado Say.
A Qualcomm é o maior fornecedor mundial de chips para celulares, e a maior parte de seus lucros vem de invenções tecnológicas e negócios de licenciamento.
De acordo com a previsão do IBES Refinitiv, no primeiro trimestre fiscal, o faturamento desse departamento passará de 1,3 para 1,5 bilhão de dólares. Nos Estados Unidos, isso superou as expectativas dos analistas.
Os chips da Qualcomm são uma parte importante de muitos dispositivos móveis e são fornecedores líderes dos fabricantes coreanos de smartphones Samsung Electronics e LG Electronics e da Apple.
Isso mostra que, mesmo depois que a KFTC tomou uma decisão, ela ainda manteve uma forte posição no mercado; a Qualcomm expandiu seu relacionamento estratégico com a Samsung, líder global na fabricação de smartphones; e em agosto, ela assinou um novo contrato de licença de patente de cinco anos com a LG.
“Esta decisão realmente não afetará ou enfraquecerá a posição da Qualcomm no mercado porque estamos entrando na era 5G. A Qualcomm é uma das poucas empresas que podem produzir chips de modem 5G”, disse Pak Sung-shon, analista da Cape Investment and Securities. mobiliário ,
“Os fabricantes de telefones celulares e empresas de telefonia ainda devem confiar fortemente nos produtos da Qualcomm para comunicações, independentemente de suas alegadas práticas comerciais injustas.”