28A Qualcomm lançou dois novos chips Snapdragon no Snapdragon Summit anual no Havaí esta manhã. Você sabe como funciona: este fabricante de chips fornece algumas dicas de componentes que serão a base para a maioria dos produtos carro-chefe do Android no próximo ano.
Os dois pôsteres deste evento são o carro-chefe Snapdragon 865 e o mais baixo Snapdragon 765. Não surpreendentemente, a Qualcomm foca em 5G e inteligência artificial nesses dois sistemas – o último está se tornando uma parte cada vez mais importante do ecossistema móvel, e o primeiro deve estimular a maioria das compras de smartphones a partir do próximo ano. ,
Bifuncional
O Snapdragon 865 é o mais poderoso dos dois chips e é o sucessor natural do chipset 855 no ano passado. Os chips Qualcomm Snapdragon de próxima geração são frequentemente usados por fabricantes de smartphones para alimentar seus telefones mais avançados e ricos em recursos. Por exemplo, 855 apareceu em dispositivos em 2019, como telefones Samsung Galaxy Note 10 e Galaxy S10, e telefones Google Pixel 4.
O novo 865 inclui um motor de processamento de funções AI atualizado. De acordo com a Qualcomm, sua função é o dobro do motor AI do chip anterior. Os jogadores também receberão atualizações de GPU, e a Qualcomm disse que sua velocidade será 20% mais rápida do que antes. O novo chip também suporta tradução em tempo real, pode alimentar a câmera do smartphone e pode gravar vídeos e fotos de 8K de até 200 megapixels.
Embora a rede sem fio 5G de alta velocidade de próxima geração vá se espalhar lentamente pelo mundo, a Qualcomm disse que os telefones celulares que usam o chip Snapdragon mais recente estarão prontos para tirar o máximo proveito do 5G toda vez que for lançado. A empresa disse que os dispositivos equipados com o 865 e seu modem X55 opcional podem atingir uma velocidade máxima de download de até 7,5 gigabits por segundo. O modem também oferece suporte a todas as várias bandas de frequência usadas nas comunicações 5G, incluindo ondas milimétricas e sub-6.
O Snapdragon 765 mais fraco é ligeiramente inferior. Ele integra um modem X52 5G e suporta velocidades de download de até 3,7 Gb / s. Mas tem os mesmos recursos de IA e suporte gráfico que seu irmão mais poderoso.
Sinal forte
Vale ressaltar que a Qualcomm lançou chips de gama média e os processadores móveis mais poderosos. A Qualcomm planeja lançar chips para dispositivos não nucleares na primavera ou verão – em abril deste ano, ela lançou os chips móveis Snapdragon 730, 730G e 665. Mas analistas disseram que o show duplo da Qualcomm nesta semana está comprometido em acelerar a adoção da tecnologia 5G.
Aqui vemos que o 765 e o 765G serão equipados com Qualcomm Spectra 355 ISP, Adreno 620 GPU e Hexagon 696 DSP. Ainda não ouvimos falar deles, então é novo e as especificações são desconhecidas (aparentemente, Adreno 620 apareceu na web como parte da parte não declarada. Snapdragon 735), então a funcionalidade é um ponto de interrogação. A diferença entre 765 e 765G ainda não foi anunciada.Este “G” não significa 5G, pois ambos os chips possuem modems embutidos.Portanto, no final, este SoC fornecerá uma oportunidade de conectar 5G a mais pessoas que não podem comprar carros-chefe, mas querem comprar telefones de alta qualidade. Amanhã encontraremos mais informações sobre este chip em uma demonstração técnica.