Precisamos falar sobre a acessibilidade do mundo do jogo

 


DOWNLOAD LOGO ABAIXO

Quero começar com uma pergunta: os videogames são projetados para todos? Segundo o G1, mais de 20% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Globalmente, esse número é de 15%, o que significa mais de 1 bilhão de pessoas. Diante dessa base estatística, podemos começar a entender que muitas pessoas têm certas deficiências, que podem ser visuais, físicas, intelectuais, etc.Meu nome é Yago Gonçalves, e além de ser novo colunista da Voxel, também sou apresentador do podcast Cultlab (programa de cinema e cultura pop). Também tenho deficiência visual (ambliopia), então esse tema faz parte da minha vida como consumidor de videogame: sempre que compro um jogo, não sei se é um jogo acessível.Como o nome sugere, a acessibilidade é a tentativa final de criar um ambiente para que as pessoas com certa deficiência tenham autonomia para realizar as tarefas diárias. A acessibilidade das mídias culturais sempre foi uma questão importante, mesmo que não seja muito comum.

DOWNLOAD LOGO ABAIXO 


Por exemplo, em um filme, existem legendas ou uma descrição de áudio do filme. No Netflix, você pode escolher a descrição de áudio da obra original (geralmente disponível apenas em inglês).No mercado de literatura, os audiolivros (incluindo seus próprios sistemas de streaming, como o Storytel) podem ser encontrados em vários locais, bem como opções de leitura de livros adquiridos na Play Store ou Apple Store.Os videogames também são uma forma de cultura e entretenimento, então as pessoas imaginam que todos os públicos podem usá-los, mas não é o caso.Recentemente, o tema “acessibilidade do mundo do jogo” começou a ser discutido com frequência entre o público, e até ganhou um prêmio especial de acessibilidade no The Game Awards.Mas nem sempre é o caso.Em minha opinião, estamos avançando neste tópico dentro da indústria de jogos porque a inclusão é muito importante. Nas notícias de jogos nos Estados Unidos, existem canais no YouTube e sites especializados em acessibilidade de jogos, como Can i Play That e Blind Gamer.

DOWNLOAD LOGO ABAIXO 


Por causa do incrível trabalho de acessibilidade em The Last of Us-Part 2, acho que mais atenção foi dada a essa agenda recentemente. Claro, outros jogos já têm alguns sistemas de acessibilidade, mas os jogos da Naughty Dog sem dúvida aumentaram o nível. Em relação à acessibilidade no jogo, existem mais de 70 opções diferentes.A acessibilidade do jogo não tem nada a ver com a dificuldade do jogo, mas com os recursos que os jogadores podem usar para ajudá-los a completar sua jornada. Afinal, pode-se jogar no modo “difícil” e ainda ter acesso às opções de acessibilidade do jogo.Na prática, a acessibilidade no jogo é apresentada de forma simples, como nas opções de legenda; o tamanho da fonte das letras pode ser ampliado; a cor; quando o nome do locutor é exibido; sobre a possibilidade de pular quebra-cabeças inacessíveis; o botão está sendo remapeado; nas opções, você não precisa pressionar o botão várias vezes para realizar uma operação, basta pressionar e segurar o botão para executar o comando.

 DOWNLOAD LOGO ABAIXO

Claro, todas essas ferramentas auxiliares devem ter a opção de ligar ou desligar antes do jogo começar, porque muitos jogos começam diretamente e o jogador não pode fazer nenhuma configuração.Na imprensa de jogos, não é comum falar tanto em análises de jogos. As análises detalham quais opções de acessibilidade o jogo possui e analisam seus recursos em profundidade.Pessoas com deficiência também são consumidores, portanto, obter informações sobre quais opções no jogo elas obterão é uma tarefa muito importante, e as notícias do jogo geralmente devem prestar mais atenção.

 



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem